Não desvalorize as dores de garganta

Não desvalorize as dores de garganta

14.03.2016 11:27

Avaliação: /5 com base em 0 avaliações

Acompanham frequentemente a constipação ou gripe; associadas a infeções pouco graves costumam ser desvalorizadas - é um grande erro. Veja quais são as doenças cujo sintoma é a dor de garganta persistente e como se livrar dela de modo rápido e eficaz.

A causa mais frequente de um desconforto, dor ou comichão na garganta é uma infeção causada por vírus ou bactérias. Em função da intensidade da infeção, os sintomas típicos podem ser acompanhados de dificuldades em engolir, rouquidão, ardor e uma sensação de garganta seca. Poucas pessoas sabem que a dor de garganta pode ser também provocada por doença periodontal, caries ou até doenças dos rins. Para evitar à inflamação aguda, angina ou infeções crónicas do esófago, vale a pena iniciar o tratamento com recurso a métodos caseiros já a partir do primeiro dia. No entanto se isto não ajudar, é necessário consultar imediatamente um médico.

Como melhorar em casa?

A dor de garganta provocado por vírus ou bactérias comuns enfraquece habitualmente com o passar do tempo e finalmente desaparece. No entanto, o processo de regeneração pode ser acelerado e as maleitas dolorosas abrandadas usando métodos caseiros experimentados. Ajudam bebidas que têm ação aquecedora, portanto durante a infeção da garganta recomenda-se beber grandes quantidades de líquidos. As melhores bebidas são chá quente com limão, mel ou framboesas. Pode também preparar infusões de tília e de sambuco que ao mesmo tempo apresentam propriedades antisséticas.

Entre os métodos caseiros conhecidos encontram-se também gargarejos de sálvia, camomila ou casca de carvalho. As soluções à base de ervas ajudam a abrandar a inflamação e liquidar inchaços incómodos. Não se deve, no entanto, gargarejar a garganta com demasiada frequência e intensidade para não irritar excessivamente as paredes delicadas do esófago.

Ir à farmácia em busca de socorro

Para aliviar as maleitas incómodas ajudam pastilhas para chupar disponíveis em farmácias sem receita médica. A sua ação alcança apenas a superfície da mucosa pelo que servem sobretudo para aliviar a dor e não para curar. Chupando pastilhas aumenta a produção de saliva, aliviando adicionalmente a irritação da garganta. Em qualquer farmácia pode também comprar sprays especiais e gargarejos prontos. São nomeadamente recomendados os sprays porque a sua aplicação permite desinfetar precisamente as partes doloridas e aliviar imediatamente a dor.

Lembre-se de que a dor de garganta pode ser um sintoma de uma doença mais grave por isso não pode ser desvalorizado e não deve esperar até que desapareça por si só. Se apesar de usar os métodos caseiros e produtos disponíveis em farmácias continuar a sentir a dor que se torna mais forte, deve consultar um médico que determinará a causa da infeção.

Ver também:

Como se livrar de dor sem medicação?
Como se livrar de dor sem medicação?
7 métodos de combate à hipertensão
7 métodos de combate à hipertensão
Como manter um nível adequado de eletrólitos no organismo?
Como manter um nível adequado de ...

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.