Magnésio à guarda da sua saúde
Para disfrutar de uma saúde perfeita, vale a pena consumir diariamente uma alta dose de magnésio

Magnésio à guarda da sua saúde

29.02.2016 10:47

Avaliação: /5 com base em 0 avaliações

Resistência a stress reduzida, cansaço e irritação prolongados – sabia que hoje em dia a maioria dos problemas quotidianos é provocada pela falta de magnésio? Conheça as características mais importantes deste elemento valioso e veja o seu enorme efeito sobre o correcto funcionamento do seu organismo.

Porque necessita tanto de magnésio?

O magnésio encontra-se presente em cada tecido do seu organismo – é precisamente por isso que é chamado de elemento da vida. Participa em quase todos os processos de vida e desempenha um papel importante no funcionamento correcto de todo o organismo. Tem um efeito positivo sobre o funcionamento do coração e do cérebro – ajuda a melhorar os processos de memorização e aumenta a concentração. Também é um produto natural tranquilizante que ajuda a adormecer, relaxa e melhora a disposição.

Uma quantidade adequada de magnésio no organismo permite evitar a formação de pedras nos rins, melhora o funcionamento da tiróide e ajuda no tratamento de doenças do sistema respiratório. Também acelera o processo de digestão, alivia as dores de menstruação das mulheres e reduz as enxaquecas persistentes. No entanto, as características valiosas do magnésio vão muito além. Os médicos confirmam que o fornecimento regular deste elemento protege contra diabetes, ajuda a reduzir a pressão do sangue e evita o desenvolvimento de aterosclerose. O magnésio também é extremamente valioso para as crianças, porque juntamente com o cálcio tem um efeito positivo sobre a construção dos ossos e aumenta a imunidade.

Sintomas de deficiência de magnésio

O nível reduzido de magnésio no organismo resulta em muitas doenças que podem ser interpretadas como fadiga ou má disposição. Pode chegar à conclusão que a falta de sono, permanente irritação ou nervos são provocados pela falta de magnésio. A deficiência deste elemento no organismo pode provocar sonolência, fraqueza, irritação e dificuldades em concentrar-se. Também são sintomas comuns cãibras ou mioquimia da pálpebra.

Acontecem casos em que as pessoas que se alimentam bem e se preocupam com uma dieta variada, também se queixam de falta de magnésio no organismo. O mesmo é possível porque a assimilação deste elemento é dificultada por exemplo pelo consumo excessivo de álcool ou diarreia crónica. Se além dos sintomas acima indicados observar p.ex. perda de cabelos e tonturas, possivelmente falta-lhe magnésio.

Onde encontrar magnésio?

A dose diária recomendada de magnésio no caso de adultos, são 290 a 360 mg. Deve fornecer este elemento ao organismo não só em forma de suplementos, ultimamente bastante populares. Os comprimidos e as bebidas gasosas podem completar a deficiência mas não são tão assimiláveis como as fontes naturais de magnésio. Onde procurá-lo no dia-a-dia?

Os produtos de cereais são ricos em magnésio, por isso deve tentar comer com frequência trigo sarraceno ou pão integral. Também são uma fonte valiosa de magnésio as bananas, bem como os legumes, ervilhas, espinafre, peixes e queijo amarelo. Os amantes de doces podem ficar descansados, porque o chocolate (principalmente chocolate preto) e cacau são uma fonte extremamente rica de magnésio.

A dieta racional e equilibrada é a base do funcionamento correcto do organismo e a protecção eficaz contra os efeitos de deficiência de microelementos e vitaminas.

Ver também:

Como identificar a gripe intestinal (gastroenterite)?
Como identificar a gripe intestinal ...
Como manter um nível adequado de eletrólitos no organismo?
Como manter um nível adequado de ...
Como se livrar de dor sem medicação?
Como se livrar de dor sem medicação?

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.