Como identificar a gripe intestinal (gastroenterite)?

Como identificar a gripe intestinal (gastroenterite)?

11.03.2016 11:19

Avaliação: /5 com base em 0 avaliações

Uma diarreia forte, náuseas, dores de barriga e enfraquecimento, apesar de poderem ser sintomas de uma simples intoxicação, testemunham frequentemente um grave problema intestinal. Veja como identificar a gripe intestinal e aliviar o seu percurso.

A gripe gástrica (chamada também intestinal) é originada por rotavírus que são de fácil contagio dado que se espalham execionalmente rápido. Os sintomas desconfortáveis são capazes de persistir até 9 dias, comprometendo de forma séria a vida diária. Quais são os seus sintomas e como a evitar?

Sintomas da gripe intestinal

São os vírus que penetram a mucosa intestinal responsáveis por uma série de maleitas desconfortáveis da gripe intestinal - daí a irritação intensa do aparelho digestivo e sintomas violentos. O sinal mais característico da infeção é uma diarreia abundante que persiste por alguns dias, de 3 a 9. É habitualmente acompanhada de náuseas, vómitos e um enfraquecimento geral do organismo. Os sintomas típicos, que aparecem abrupta e violentamente, podem ser também acompanhados de alta febre.

Como tratar da gripe intestinal?

Infelizmente não existe nenhum medicamento para curar esta doença desagradável, mas existem métodos que aliviam os seus sintomas. Durante a gripe intestinal é muito importante a ingestão de líquidos que perdemos juntamente com a diarreia e vómitos. Vale também a pena cuidar da higiene em casa de uma pessoa infetada. Os rotavírus transmitem-se por gotículas e através de toque por isso é de extrema importância lavar as mãos depois do contacto com o doente. É também indispensável lavar os lugares e aparelhos usados por pessoa infetada - quanto maior for a frequência de lavagem menor será o risco de infeção. Para abrandar os sintomas da gripe intestinal, podem ser bebidas infusões de ervas (por ex. de hortelã ou camomila) e deve ser bebida muita água e comidas apenas refeições leves.

É melhor prevenir do que tratar

Vale a pena ter em mente que a pessoa infetada com o vírus da gripe intestinal transmite a doença já alguns dias antes do aparecimento de sintomas, durante a doença e alguns dias após o desaparecimento de maleitas. Por isso mesmo é muito importante manter a higiene a elevado nível também depois de terminada a pior etapa da doença. Para evitar a infeção com rotavírus é necessário lavar as mãos com frequência e com muito cuidado (sobretudo depois de sair de casa de banho e antes de preparar refeições). Vale também a pena aplicar uma dieta que reforça a imunidade do organismo, rica em vitaminas e oligoelementos valiosos. No dia-a-dia lembre-se de puxar sempre o autoclismo quando a tampa da sanita está fechada.

Ver também:

7 métodos de combate à hipertensão
7 métodos de combate à hipertensão
Anemia - causas, sintomas e tratamento
Anemia - causas, sintomas e tratamento
Como se livrar de dor sem medicação?
Como se livrar de dor sem medicação?

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.