Anemia - causas, sintomas e tratamento

Anemia - causas, sintomas e tratamento

02.04.2016 11:13

Avaliação: /5 com base em 0 avaliações

Uma doença cujos sintomas são facilmente confundidos com simples cansaço e excesso de trabalho e que é na realidade muito perigosa para o coração e cérebro. Veja como reconhecer a anemia e o que fazer para recuperar a saúde rapidamente.

O que é a anemia?

Se no seu sangue não há quantidade suficiente de glóbulos vermelhos (chamados também de eritrócitos) ou a concentração de hemoglobina se torna demasiado baixa, isto quer dizer que sofre da anemia. É uma disfunção relacionada com o número inadequado do corante no sangue - quando começa a faltar a hemoglobina o sangue transporta menos oxigénio necessário para um bom funcionamento de todas as células. É por isso que os sintomas de anemia afectam particularmente o coração e cérebro - os órgãos com a maior exposição à hipoxia.

Sintomas de anemia

Os sintomas típicos de anemia são facilmente confundidos com fatiga e enfraquecimento geral. Aparece a sensação contínua de cansaço e exausto que não diminui após um descanso. A apatia, a sonolência, a irritação e alterações de humor são mais alguns sintomas acompanhados de uma degradação abrupta de condição física. Se depois de subir as escadas ou correr ao autocarro o seu coração bater mais rápido e tiver a sensação de falta de ar, é bem possível que sofra de anemia.

Para reconhecer a anemia e não a confundir com um cansaço comum vale a pena olhar no espelho. A pele ressecada e as mucosas pálidas devem despertar a sua preocupação - são facilmente observáveis nos lábios e nas conjuntivas. Puxando para baixo a pálpebra inferior deverá observar as mucosas intensamente vermelhas. Em caso de anemia as mesmas estão mais pálidas, ligeiramente cor-de-rosa. A anemia torna-se também notável no cabelo que está enfraquecido, quebradiço e começa a cair. Os sintomas típicos podem ser acompanhados de vertigens frequentes, problemas com memória e concentração e de mau-estar.

De onde vem a anemia?

A anemia afecta mais as mulheres do que os homens na sequência da perda de grandes quantidades de sangue durante menstruações abundantes. O risco de anemia cresce com a insuficiência de ferro ou em caso de absorção perturbada deste elemento. A anemia pode ser igualmente causada pela falta de quantidade adequada da vitamina B12, por isso as mulheres que sofrem de períodos abundantes devem examinar o seu sangue com frequência. Para evitar a anemia vale a pena implementar uma dieta equilibrada, rica em ferro e vitamina B12. Se observar sintomas inquietantes no seu organismo que possam evidenciar a anemia, faça imediatamente os exames necessários para não levar a complicações.

Ver também:

Não desvalorize as dores de garganta
Não desvalorize as dores de garganta
Como se livrar da quelite angular?
Como se livrar da quelite angular?
Como manter um nível adequado de eletrólitos no organismo?
Como manter um nível adequado de ...

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.