Como superar a timidez mórbida?
A timidez paralisante dificulta a vida no dia-a-dia

Como superar a timidez mórbida?

03.03.2016 10:54

Avaliação: /5 com base em 0 avaliações

A timidez insuperável é uma doença que pode afectar seriamente a vida da pessoa que dela sofre. Dificulta o estabelecimento de novas relações, bloqueia a expressão da sua opinião e baixa a auto-estima. Vale a pena combatê-la para começar a viver uma vida completa e não ter vergonha de cada passo tomado.

Receio do dia-a-dia

A timidez mórbida é muito mais que rubor ou uma mera desculpa - “tenho vergonha”. Sob o véu de desconforto esconde-se uma deficiência grave que impede as pessoas doentes de estabelecer amizades, construir relações com outras pessoas, impede a expressão de próprias opiniões e destrói a auto-estima. Tem medo de assumir desafios, pois este é constituído até pela compra de manteiga na loja. Porque a timidez é uma deficiência tão séria? As pessoas tímidas não conseguem lutar pelos seus direitos, não são capazes de defender as suas razões. Muitas vezes desistem da realização dos seus sonhos para não correr o risco de embaraço e desconforto. Não estabelecem novas relações, também têm dificuldade em manter as relações já existentes. Cada palavra, movimento e comportamento está ligado ao o receio de passar por ridículo ou ser avaliado por outras pessoas. Os estudos indicam que quase 78% das pessoas admitem sentir timidez na sua idade jovem, mas que conseguiram ultrapassar com a idade. No entanto em Portugal a timidez mórbida continua a tocar cerca de 14 % da população.

Como combater a timidez?

A quantidade de serotonina produzida pelo organismo tem uma enorme importância no combate aos medos do dia-a-dia. É a mesma hormona que melhora a nossa disposição, é emitida após sexo ou após comer chocolate, nivela a tensão e ajuda a combater a depressão. Por isso se quiser ultrapassar a timidez mórbida, o primeiro passo é aumentar o nível de serotonina. Para fazê-lo, pode servir-se de um produto pronto – os psicólogos confirmam que os comprimidos que aumentam o nível de serotonina ajudam as pessoas tímidas, p.ex. a iniciar uma conversa com alguém desconhecido na rua. No entanto não deve tratá-los como pílulas universais para a coragem. O remédio é apenas um meio para alcançar o objectivo e não uma solução em si própria.

É para si o melhor terapeuta

Para ultrapassar gradualmente a barreira de timidez, tente implementar na sua vida o método de passos pequenos. Faça cada dia qualquer coisa que o aproximará ao estado em que perder o sentimento de eterno embaraço. Para facilitá-lo, deve admitir abertamente que sofre de timidez paralisante – admita-o perante as outras pessoas, mas também perante si próprio. Esta declaração pode trazer-lhe alivio e fazer com que possa deixar de fingir. Comece por coisas pequenas – pergunte a hora a uma pessoa na rua, pergunte pelo nome do cão que veio ter consigo durante o passeio no parque. Quando encontrar-se num grupo de pessoas, tente interferir na conversa pelo menos com uma frase. Fale calmamente e devagar. São os primeiros passos que podem ajudar a ultrapassar os maiores medos. A partir daí será muito mais fácil do que lhe parece.

No entanto vale a pena encontrar um hobby – algo em que possa se empenhar ou especializar. Se tiver uma paixão, aumenta a sua auto-estima e faz com que sinta-se melhor na presença de outras pessoas.

Porque vale a pena combater a timidez?

O combate à timidez mórbida não só facilita o funcionamento no dia-a-dia, mas também tem efeito positivo sobre a saúde do seu organismo. Foi confirmado que o sentimento constante de embaraço e os receios prejudicam fortemente os nervos, a imunidade e até podem levar a uma morte precoce! Além disso com o decorrer do tempo a timidez mórbida pode transformar-se numa doença extrema – neofobia. Nesse caso a pessoa doente já tem que lidar com um medo pânico pelo contacto com outras pessoas. É uma fobia que leva à depressão e neurose, paralisando totalmente a vida social do doente.

Ver também:

As discussões podem ser saudáveis!
As discussões podem ser saudáveis!
7 métodos simples para combater o stress
7 métodos simples para combater o stress

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.