7 métodos simples para combater o stress
Defrontamos situações de stress todos os dias

7 métodos simples para combater o stress

25.02.2016 10:44

Avaliação: /5 com base em 0 avaliações

Dia difícil no trabalho, discussão com alguém próximo, inundação de obrigações ou problemas financeiros – cada um de nós tem que defrontar stress e nervos. Para livrar-se das emoções negativas, muitas vezes basta aumentar o som da música favorita ou abraçar a pessoa querida. Conheça os métodos comprovados que reduzem rapidamente o excesso de stress.

1. Beijo

A proximidade física reduz o nível de cortisol (hormona responsável pelo stress) – por isso um abraço ou beijo de alguém próximo reduz a tensão e ajuda a relaxar. A proximidade desnivela e estabiliza a pressão de sangue e a sensação agradável de contacto físico reduz rapidamente o nível de stress.

2. Yoga

Definida como treino do corpo e do espírito pode reduzir eficazmente o stress, refrescar a mente e relaxar o corpo tenso. Durante os exercícios aprende a controlar a respiração, concentra-se na meditação e tranquilidade. Está provado que a prática de yoga reduz eficazmente a pressão do sangue, melhora a disposição e reduz o nível de cortisol.

3. Chocolate

O efeito benéfico de chocolate sobre a melhoria de disposição não é um mito. O melhor efeito é obtido com chocolate preto, amargo, pois tem um teor máximo de cacau. Os cientistas confirmam que bastam dois cubos de chocolate todos os dias, para após 10 dias notar uma redução significante das hormonas de stress. Por isso o consumo profiláctico de chocolate preto pode ter o efeito de uma barreira eficaz (e agradável) contra uma tempestade de nervos.

4. Sono

Um sono demasiado curto favorece reacções nervosas e a deterioração visível da disposição. O sono insuficiente pode levar a excesso de stress. Tente dormir pelo menos 8 horas por dia. Se sentir cansaço e irritação durante o dia, não evite uma sesta curta. Foi provado que 15 minutos de sono já podem melhorar a disposição, ter um efeito positivo sobre o sistema cardiovascular e regular a pressão de sangue.

5. Riso

Pode parecer prosaico, mas um riso sincero consegue milagres. Não só reduz o nível de stress, mas também aumenta a resistência do organismo, melhora a função respiratória e melhora a concentração. Se tiver um mau dia, veja uma comédia ou assista a um sketch. Perderá rapidamente os pensamentos negativos e ultrapassará o stress.

6. Música

O aproveitamento de música para reduzir o stress é conhecido como terapia de música e há anos ajuda as pessoas a livrarem-se de neurose e nivela os efeitos de tensões emocionais. A música também é de valor inestimável na redução da pressão do sangue e no tratamento de várias doenças relacionadas com dores. As análises provam que os sons suaves tornam o pulso do coração mais lento e ajudam a acalmar-se. Também pode ouvir música rápida e dinâmica ou até dançar – o movimento promove a produção de hormonas de felicidade e ajuda a esquecer o dia stressante.

7. Diversão com animais

O contacto com animais apresenta somente vantagens. Basta observar o fenómeno da terapia com cães que ajuda a tratar a ansiedade ou depressão no caso de pessoas com perturbações físicas e psíquicas. As análises provam que basta a companhia do animal para aumentar a produção de oxitocina, que por sua vez ajuda a acalmar. A sensação de cuidado do animal constrói uma imagem positiva de nós próprios e o contacto físico com um amigo peludo certamente melhora a nossa disposição.

Ver também:

Como superar a timidez mórbida?
Como superar a timidez mórbida?
As discussões podem ser saudáveis!
As discussões podem ser saudáveis!

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.