Como escolher a bicicleta ideal

Como escolher a bicicleta ideal

06.04.2016 12:16

Avaliação: 5.0/5 com base em 1 avaliações

Ao decidir a compra de uma bicicleta de sonhos vale a pena prestar atenção a algumas características básicas. Uma seleção bem pensada garante a escolha conforme com as suas expetativas, podendo a bicicleta bem escolhida ser usada por muito tempo.

Hoje, comprar uma bicicleta é uma coisa banal - estão disponíveis até em hipermercados. Mas do nosso conhecimento deste assunto depende por quanto tempo servirá a nossa bicicleta e se teremos o prazer de fazer uso dela. Tome conhecimento dos principais fatores a considerar aquando da escolha de uma bicicleta adequada.

1. Preço

É a primeira coisa que deve chamar a sua atenção. Habitualmente o preço da bicicleta corresponde à qualidade da sua execução. Por isso uma bicicleta que custa 200 zlotys pode não satisfazer as suas expetativas de forma igual à bicicleta por 1500 zlotys. O preço da bicicleta depende entre outros da qualidade de materiais e do valor dos seus acessórios (velocidades, travões, etc.). No entanto vale a pena ter em mente que há vendedores desonestos que aumentam o preço justificando-o com a reputação da marca, e orientar-se no valor real da bicicleta. É melhor consultarmos os preços na Internet antes de irmos comprar a bicicleta na loja.

2. Peso

O peso da bicicleta é um fator importante não só devido ao dinamismo e leveza de condução, mas também por razões mais prosaicas - certamente sentirá o peso da bicicleta ao subir as escadas com ela. De costume, as bicicletas mais leves são as mais caras - quanto mais pesada for a bicicleta menor o seu preço. Pode, no entanto, tentar diminuir por conta própria o peso da sua bicicleta, removendo a guarda-lama, o descanso ou a porta-bagagem. Vale a pena ter em mente que é mais fácil diminuir o peso de bicicletas de cidade ou de todos os caminhos.

3. Travões

O tipo de travões da bicicleta não tem, no entanto, uma grande importância. Os travões mais comuns são de disco ou de tipo V-Brake. Tanto os primeiros como os segundos têm as suas vantagens e desvantagens. Os travões de disco têm um melhor desempenho em condições atmosféricas desfavoráveis, mas são mais caros e a sua reparação ou conservação é mais complicada. V-Brake por sua vez são mais baratos e mais fáceis de reparar, mas com o passar do tempo a fricção diminui. A escolha do tipo de travões é uma questão livre. O mais importante é que devem ser eficientes!

4. Velocidades

Todas as bicicletas devem ser dotadas de 18 mudanças na versão padrão. 3 na frente e 6 atrás (com a chamada roda livre). São cada vez mais frequentes 7 mudanças traseiras o que não quer dizer que guiar este tipo de bicicleta é mais fácil do que uma bicicleta com 6 mudanças traseiras. Vale a pena prestar atenção às rodas dentadas que não devem ter proteções de plástico, sendo mais difícil o acesso às mesmas em caso de avaria ou necessidade de lubrificação da corrente. Quanto a manípulos, há várias opiniões. Tanto giratórias como de borboleta desempenham bem a sua função. A decisão qual deles escolher depende do seu conforto e gosto.

5. Selim

Geralmente o selim mais confortável é largo e mole. Presta atenção para que seja bem perfilado e fixado mediante uma chave hexagonal.

Lembre-se também de fazer um “drive test” antes de comprar a bicicleta. Os bons vendedores sem qualquer problema permitem testar bicicletas em troca de uma caução ou após depositado o seu BI. Durante o teste presta atenção se a bicicleta conduz-se sem constrangimentos, se os travões e as mudanças funcionam. Quanto mais fatores considerar na hora da compra de bicicleta, maiores chances terá de gozar dela por muito tempo.

Ver também:

6 benefícios resultantes de patinagem
6 benefícios resultantes de patinagem
Hidroginástica – mais que ginástica
Hidroginástica – mais que ginástica
Exercícios para uma barriga lisa
Exercícios para uma barriga lisa

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.