6 benefícios resultantes de patinagem
Os patins ajudam a relaxar e tornar a figura mais esbelta

6 benefícios resultantes de patinagem

24.02.2016 10:42

Avaliação: /5 com base em 0 avaliações

Ao praticar patinagem faz mais para o seu corpo e espírito do que pode esperar. É um dos desportos mais saudáveis – aumenta a resistência, acelera o emagrecimento e melhora a coordenação motora. Veja os restantes benefícios resultantes da combinação de diversão com desporto útil.

A patinagem é muito mais que benefícios de saúde. Relaxamento, descanso ao ar livre, passatempo activo com os amigos – são inúmeros os benefícios resultantes deste desporto. Concentremo-nos no entanto naqueles mais importantes e quantificáveis. Conheça os maiores benefícios de patinagem e deixe se convencer de que este é um desporto perfeito para cada um (independentemente da idade, sexo e condição actual). Além disso – no Inverno pode substituir os patins com patinagem de gelo – o efeito será praticamente igual. Apresentamos 6 razões pelas quais vale a pena iniciar a patinagem já hoje!

1. Emagrecimento mais rápido

A patinagem ajuda a queimar até 750 kcal durante uma hora. O resultado final depende principalmente da intensidade e do ritmo de movimentação. Ou seja, os efeitos de patinagem são comparáveis ao jogging diário. Ao fazer um percurso horário de patinagem regularmente 2-3 vezes por semana, pode contar com uma perda rápida dos quilogramas a mais. É importante manter o esforço físico ao mesmo nível durante o treino inteiro. Deve sentir cansaço, mas ter forças e vontade para continuar.

2. Modelas as pernas e as nádegas

A sua coordenação motora melhora durante a patinagem – envolve simultaneamente vários músculos, particularmente os quadríceps das coxas e os músculos das nádegas. É precisamente por esta razão que a patinagem é especialmente recomendada às mulheres que querem tornar as pernas mais esbeltas, perder celulite e tornar as nádegas mais firmes. Além de modelar as pernas, a patinagem obriga-nos a manter uma postura correcta fortalecendo os abdominais e a coluna.

3. Não sobrecarrega os ossos e articulações

Ao comparar a patinagem com corrida, pode concluir com toda a certeza que a patinagem sobrecarrega muito menos as articulações, resultando em menos lesões. Durante a patinagem, efectua movimentos longos e suaves (contrariamente aos movimentos bruscos da corrida) – por isso os seus joelhos e a coluna não são submetidos a solavancos bruscos e sobrecargas.

4. Oxigena e melhora a condição

A patinagem é um desporto do grupo de desportos aeróbicos. Isto significa que o esforço contínuo prolongado resulta numa melhor circulação do sangue e tem um efeito benéfico sobre o funcionamento do coração. Por isso o organismo tem uma melhor oxigenação e a sua condição melhora sistematicamente graças ao funcionamento mais eficiente do sistema cardiovascular. Com o decorrer do tempo o cansaço é menor, pois o nível da sua energia é cada vez mais alto.

5. Reduz o nível de stress e relaxa

Após um dia difícil e stressante, a patinagem pode ser um método óptimo para nivelar a tensão e melhorar eficazmente o ânimo. Independentemente de praticar a patinagem como diversão ou como desporto de alta competição, a actividade física ao ar livre e a melhor oxigenação do organismo libertam no seu cérebro rapidamente hormonas de felicidade. Um passeio agradável é benéfico para a sua saúde, disposição e o seu corpo.

6. Melhora a coordenação motora

Durante a patinagem o corpo é forçado a manter uma posição correcta. Ao balancear sobre os patins instáveis muitos dos seus músculos começam a cooperar consigo. Após algum tempo será lhe muito mais fácil manter o equilíbrio, porque a sua coordenação motora estará muito mais desenvolvida.

Ver também:

Exercícios para uma barriga lisa
Exercícios para uma barriga lisa
Melhore a sua forma sem treinos cansativos
Melhore a sua forma sem treinos cansativos
Como escolher a bicicleta ideal
Como escolher a bicicleta ideal

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.