Xarope de sabugeiro é bom para tudo

Xarope de sabugeiro é bom para tudo

25.03.2016 12:03

Avaliação: /5 com base em 0 avaliações

Reforça a imunidade natural do organismo, combate os sintomas de constipação e liquida infeções de forma eficaz. Há muitos anos que o sabugueiro é um fundamento da medicina natural influenciando a melhoria da saúde de pessoas que sofrem de infeções crónicas. Veja como preparar uma verdadeira bomba de vitaminas - xarope de sabugeiro.

Poção para constipação

As flores e os frutos de sabugueiro são uma fonte extremamente rica de ingredientes benéficos que permitem combater uma vasto leque de doenças e maleitas. Para fins terapêuticas usam-se as suas flores brancas e pequenos frutos roxos. A melhor altura para recolher flores é junho, sendo as flores secas perfeitas para preparar infusões medicinais. Os frutos por sua vez são uma mina de vitaminas (nomeadamente A e C) e de antioxidantes.

É mesmo por isso que as infusões e xaropes de sabugueiro propiciam a manutenção de elevada imunidade e têm uma boa influência em todo o sistema imunológico. Vale a pena usá-los todos os dias como profilaxia para prevenir infeções. Se no entanto já sofre de constipação, o sabugeiro aliviará o seu percurso e eliminará sintomas desagradáveis. Apresenta uma ação antipirética, anti-inflamatória e aquece fortemente, aliviando adicionalmente a tosse seca e húmida. Reduz também o tempo de duração da doença.

Xarope de flores

As flores de sabugeiro são excecionalmente extensas. São recolhidas em junho e depois deixadas para que sequem. As flores secas não só servem para a preparação de infusões mas também de xaropes que são ideais na época de um maior número de constipações e casos de gripe. Vale a pena bebê-lo como profilaxia para aumentar a imunidade. Como preparar o xarope de flores do sabugueiro?

Necessita 30-40 flores extensas, 1 kg de açúcar, 1 litro de água e o sumo fresco de limão. Separe delicadamente as flores dos ramos e coloque-as num recipiente grande. Noutra panela ferva a água, adicione açúcar e sumo de limão. Deite a mistura no recipiente com flores. Reserve o xarope por 2 dias. Passado este tempo, passe-o por um coador e deite em menores recipientes ou frascos.

Xarope de frutos

Os frutos do sabugueiro maduram nos finas de agosto e no início de setembro. São habitualmente violeta-escuros ou pretos. Atenção: os frutos crus do sabugueiro são venenosos! Não devem ser comidos quando não transformados. Para preparar o xarope necessitará cerca de 1 kg de frutos, 900 g de açúcar e um pouco menos de litro de água. Lave e seque bem os frutos, entretanto separe os frutos não maduros. Coloque tudo numa panela, deite água e açúcar. Cozinhe tudo até que os frutos se desfaçam e deitem o seu sumo valioso.

Derrame o xarope preparado em garrafas escaldadas, entorne-as e deixe arrefecer num local fresco. Beba o xarope todos os dias para reforçar a imunidade e evitar a constipação.

Ver também:

Boa dieta para o fígado
Boa dieta para o fígado
Coquetéis purificantes - força de ingredientes naturais
Coquetéis purificantes - força de ...
Propriedades terapêuticas do mirtilo vermelho
Propriedades terapêuticas do mirtilo ...

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.