Tratamentos caseiros para umas mãos bonitas
As mãos bem tratadas são um atributo muito importante de feminidade

Tratamentos caseiros para umas mãos bonitas

07.03.2016 11:06

Avaliação: /5 com base em 0 avaliações

Mãos lisas e bem tratadas são a imagem de cada mulher. Uma manicura perfeita apenas será o seu ornamento se as mãos estiverem hidratadas, nutridas e suaves. Veja como livrar-se de peles secas e regenerar a pele delicada das mãos com métodos caseiros.

Antigamente, quando as lojas de cosméticos não eram tão facilmente acessíveis, os cosméticos eram “produzidos” em casa – com ingredientes naturais, segundo as receitas das avós. As mulheres nessa altura não tinham problemas em manter as mãos lisas e tratadas, apesar de não fazerem manicuras nem frequentarem salões de beleza. Talvez não seja uma má ideia confiar em métodos antigos e naturais e fazer um SPA privado para as suas mãos em casa?

1. Peeling

Antes de iniciar os tratamentos de hidratação e regeneração, vale a pena fazer um peeling para descamar a epiderme seca. Desta forma os cosméticos aplicados mais tarde assimilam-se mais rápido e de forma mais precisa. O peeling das mãos deve ser um pouco mais delicado que aquele aplicado sobre o corpo. Quanto mais fino o grão, melhor – a alta granularidade pode irritar a pele sensível da mão.

A nossa proposta: misture duas colheres de açúcar com uma colher de azeite. Esfregue esta mistura sobre as mãos durante 2-3 minutos, seguidamente passe as mãos por água. O peeling das mãos deve ser feito com menos frequência do que uma vez em 2 semanas. É importante dar tempo de descanso e regeneração às mãos – assim evita a irritação da epiderme delicada.

2. Máscara hidratante

Se quiser hidratar intensamente a pela das mãos, vale a penar experimentar uma compressa de parafina. Derreta um pouco de parafina num banho de água quente (imergindo num tacho com água quente). Seguidamente aplique sobre as mãos um creme intensamente hidratante e nutritivo e imerge durante alguns instantes as mãos em parafina derretida. Aguarde até que a parafina arrefeça e imerge as mãos novamente. Calce umas luvas (de preferência de folha ou algodão)  sobre esta compressa. Retire a parafina após 20 minutos e limpe delicadamente as mãos com uma toalha de papel. Efeito? O creme foi melhor absorvido sob o efeito de parafina aquecida – a pele fica macia e hidratada e a cera guarda a humidade no interior da pele.

3. Compressa de batatas

Cozinhe 2 batatas médias, seguidamente esmague-as e misture com uma gema de ovo. Adicione 3 colheres de leite aquecido e misture tudo, formando uma papa espessa. Massageie esta pasta nas mãos, seguidamente enrole as mãos em película aderente. Retire a compressa após cerca de 20 minutos e aplique um creme hidratante sobre as mãos. A compressa de batatas contém proteínas valiosas, amido e componentes com efeito de nutrição e alisamento. Após este tratamento as suas mãos ficam idealmente lisas e hidratadas.

4. Soluções nutrientes

No tratamento quotidiano das mãos são particularmente importantes as soluções, especialmente as soluções de ervas. Para regenerar rapidamente a pele, deve preparar uma infusão de 4 flores de calêndula. Adicione água fervente  e imerge as mãos quando  a água arrefecer. Deixe as mãos nesta solução durante 10-15 minutos, no final lubrifique as mãos com um creme hidratante.

Também pode substituir a calêndula com uma infusão de linhaça. Basta adicionar 2 colheres de linhaça a água e ferver durante cerca de 5 minutos. Quando a infusão arrefecer, deve proceder tal como no caso da solução de calêndula. A linhaça, além das características de hidratação, torna a pele macia e acelera a cura de pequenas feridas. Por isso serve perfeitamente para tratar p.ex. as mãos feridas pelo frio no Inverno.

Ver também:

8 utilidades da vaselina nos seus cuidados de beleza
8 utilidades da vaselina nos seus ...
Como livrar-se de estrias?
Como livrar-se de estrias?
Como tratar a pele seca?
Como tratar a pele seca?

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.