Como tratar a pele seca?
A pele seca fica tensa e tem tendência a sofrer irritações

Como tratar a pele seca?

06.03.2016 11:09

Avaliação: /5 com base em 0 avaliações

A pele seca exige um tratamento especial – o seu tratamento deve basear-se principalmente numa hidratação intensa. Se tiver uma pele seca, veja como tratá-la para que esta torne-se radiante e suave.

Porque a pele fica seca?

A pele seca é sinal de uma quantidade insuficiente de sebo produzido. Por isso a pele fica tensa e tem tendência a irritar-se. Quando na pele faltarem lípidos necessários para a sua hidratação correcta, a camada de protecção da pele torna-se fina e fraca. Quando esta barreira de protecção delicada for quebrada, a pele perde imediatamente humidade.

Felizmente a pele seca raramente é uma características natural – na maioria dos casos esta deve-se ao efeito nocivo dos raios UV ou ar demasiado frio ou quente. Muitas vezes a pele também fica seca devido a um tratamento incorrecto ou aplicação de remédios que têm efeito sobre o balanço hídrico do organismo.

Erros mais frequentes no tratamento de pele seca

A pele seca pode ser prejudicada com tratamentos incorrectos. Sem conhecer as necessidades específicas da pele seca, as suas possuidoras muitas vezes aplicam p.ex. peelings esfoliantes que são certamente demasiado fortes para este tipo de pele. Outro erro frequente que promove a secagem da pele é a lavagem da cara com sabão. Este é um produto que não só remove as sujidades da pele, mas também o sebo natural que constitui uma barreira de protecção da pele. Também é nociva para a pele a sua secagem com uma toalha após a lavagem. Em vez de danificar mecanicamente a camada fina de protecção da pele seca, deve aplicar delicadamente a toalha, ponto por ponto, para absorver a água.

Primeira regra: quanto menos, melhor

A pele seca não tolera a limpeza ou tratamentos de peeling. Na verdade, basta uma solução de micela e um creme hidratante – de preferência com alto teor de ureia - para um tratamento correcto da pele. Desista de adicionais cosméticos opacificantes e de limpeza.

A regra “quanto menos, melhor” no caso de pele seca também diz respeito à maquilhagem. Uma quantidade demasiado grande de base faz com que após algumas horas sejam acentuadas todas as fracturas da pele e a pele seca (principalmente sobre o nariz e a testa). No dia-a-dia vale a pena apostar num delicado creme BB, se não poder desistir do fluido – coloque uma pequena quantidade e lembramos: quanto mais fina a camada, mais natural o efeito final. Desista das camadas adicionais de maquilhagem – base adicional ou pó de maquilhagem.

Ver também:

Tudo o que deve saber sobre varizes
Tudo o que deve saber sobre varizes
Cavalinha - fonte de saúde e beleza
Cavalinha - fonte de saúde e beleza
Tratamentos caseiros para umas mãos bonitas
Tratamentos caseiros para umas mãos bonitas

Adicionar um comentário:

Comentários:

Vale a pena conhecer a sua saúde - seguir os artigos mais recentes.